domingo, 17 de abril de 2016



A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O segredo da EAD

No dia 3 de Abril passamos a seguir o blog "Desafio da Educação" acompanhamos as postagens relacionadas a modalidade da educação a distância . Fizemos comentários nos dias ,5 ,12, 13 e 16 de Abril, não obtivemos interação,o blog propõe fórum de liderança uma palestra relacionada a modalidade de ensino que irá acontecer dia 12 de maio. Achamos essa informação muito legal, no qual quem tem duvidas ou medo sobre EAD ou usar as tecnologias em sala de aula pode se inscrever e participar da palestra que é totalmente gratuita que participará grandes pensadores da geração da educação com tecnologias.
Na postagem do dia 3 de Abril " A tecnologia e metodologia associadas são fundamentais para o sucesso do aluno no curso de ensino a distância" tem o objetivo de nos orientar sobre a flexibilidade e qualidade de curso ,a tecnologia é a base de tudo o  que acontece,todas as etapas da graduação ocorrem através da plataforma tecnológica, fizemos 4 comentários.
No dia 22 de Fevereiro ,a postagem " 5 maneiras para desenvolver a alfabetização dos alunos" ressalta a importância do professor saber lidar com a tecnologia e inserir na aprendizagem do aluno,orientando o aluno a fazer pesquisa ,falar  sobre o plágio antes que seja um problema,sobre a exposição online, fizemos um comentário.Também fizemos comentários em diversas postagens.
O curso a distância tem uma serie de benefícios, podemos começar pela construção do conhecimento, acreditando ser a principal, o aluno protagonista do seu estudo que constrói um aprendizado dificilmente será esquecido, buscando sempre não só um meio de aprendizagem, mas um conjunto, um exemplo são as atividades síncronas e assíncronas que trazem várias ferramentas e métodos de ensino, os fóruns de discussão traz a abertura de experiências com outros alunos que faz falta na modalidade, outro beneficio que podemos citar é a flexibilidade o aluno administra seus horários e tem maior liberdade de escolha, e também economia por ser um curso de baixo custo.
Como tudo na vida tem dois lados podemos falar que a grande motivação dos alunos ao procurar o modelo EAD seja algo que não exija comprometimento, mas que emite diploma, isto é ruim porque acaba trazendo preconceito com o curso, e não é bem assim que acontece. Aos poucos tem mudado um essa visão, hoje em dia se fala de empresas que procuram alunos que concluíram nessa modalidade pelo comprometimento e disciplina de estudo.
A Ead não é uma modalidade nova, mais com o passar do tempo foi melhorando! Mais educação à distância, o que é? O professor e aluno ficam em espaço e tempo separados, mais o ensino é a mesma coisa de um curso presencial, porém sem contato físico, para isso é utilizado à tecnologia de comunicação (rádio, TV, internet, vídeos).
Com a Ead, mais pessoas estão tendo acesso a universidades e melhores recursos de aprendizado do que no passado. Alunos em desvantagem podem fazer os cursos nas mesmas instituições e com professores, que antes era só para alunos de áreas privilegiadas e de bom nível (Independente da distância e valor).
A tecnologia é à base de tudo! Todas as etapas da graduação ocorrem por meio da plataforma tecnológica, onde é fundamental uma tecnologia de qualidade e uma boa metodologia. Hoje com a internet você não fica limitado só a sua sala e professor, mais fala com colegas e outros alunos distantes, até de outros estados, onde há informação, trocas. O próprio aluno vai construindo seu conhecimento, com o seu esforço, disciplina, pesquisas, perseverança, não precisa de uma sala de aula para aprender.
Essa tecnologia não é encontrada só nos cursos superiores. Com o avanço da sociedade, a tecnologia também entrou nas escolas, principalmente o computador e internet. Mas, não basta somente ter equipamentos nas escolas, tanto professores, como alunos tem que aprender a usá-las, se beneficiando do que podem oferecer. Os professores tem que saber colocar essas tecnologias e usá-las no seu conteúdo pedagógico, ajudando os alunos a formar o seu conhecimento e aprendizado. Não basta passar o conteúdo do curso presencial para o virtual, tem que ajudar o aluno a aprender, adquirir informações, ajudar a construir seu próprio conhecimento.
A educação a distância existe deste o século passado, mais só foi regulamentada no ano de 1996. Para ter o curso à distância numa faculdade o polo tem que estar preparado com profissionais capacitados e com estrutura de tecnologia. Tem alguns cursos que não podem ser feitos a distância (medicina, odontologia, psicologia), por terem que aprender na prática.
Existe a Universidade Aberta do Brasil (Órgão do Governo para ajudar as universidades que querem ter curso à distância) onde recebem matriculas de Universidades que tem o prédio, mais não tem Ead e de Universidades que tem Ead, mais não tem o prédio, formando assim uma parceria entre elas. O governo faz isso para levar a Ead para todo o Brasil.
A portaria ministerial nº 4.059 trata dos 20% da carga horária de EAD para cursos presenciais que querem ter uma disciplina da grade à distância.
A EAD é uma modalidade educacional na qual os meios de ensino e aprendizagem são através de tecnologias de informação e comunicação. Antes de qualquer iniciativa referente ao estudo EAD (educação a distancia) temos que nos preparar para um ensino intenso no qual para aprender vai depender somente de você mesmo, para ter um bom resultado, exige de muita atenção e dedicação de ambos os alunos, professores, tutores e coordenadores.
Concluímos criando o nosso próprio blog http://osegredodaead.blogspot.com.br/

 Referências bibliográficas: O blog Desafios da Educação http://www.desafiosdaeducacao.com.br/blog/

E conhecimentos adquiridos na aula Linguagens e Mídias na Educação a distância ,do curso de pedagogia da Faculdade Sequencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário